Uma questão que sempre nos vem a mente é qual a melhor solução de compartilhamento de dados?

Vamos mostrar as diferenças entre o samba e o cloud e ainda dentro do samba vamos verificar quais são as possibilidades de uso desta ferramenta.

Antes de mais nada, vamos ver as principais características destas 2 ferramentas:

Samba:

usado em rede windows para:

– Compartilhamento de arquivos e diretórios:

– Faz a autenticação( comparando o login e senha do usuário) e autorização ( verificando se aquele usuário pode acessar o arquivo ou a pasta).

– Permite a implementação de politicas de usuário e políticas de grupo  – GPO, isto que dizer que você pode colocar uma série de regras por usuário ou grupo, como por exemplo, os usuários do grupo comercial não tem acesso ao painel de controle,  não podem mudar a área de trabalho etc.

– Necessário ter uma máquina com windows instalado para poder funcionar com todos os atributos acima descritos.

– O acesso preferencialmente deve ser feito em uma rede LAN por causa de velocidade ( performance).

– Permite outras facilidades como roaming profiles – usuário pode acessar qualquer máquina da rede colocando seu login e senha e ter a mesma “área de trabalho” como se estivesse sentado em sua própria máquina

 

Cloud:

– Permite o compartilhamento de arquivos  e diretórios.

– Faz a autenticação do usuário ( login e senha) e usa a autorização que permite ao mesmo acessar pastas ou arquivos de outros grupos.

– Não tem políticas de usuário ou grupo.

– Pode ser acessado por qualquer equipamento ( celular, notebook, linux, tablets, android  etc) de qualquer local.

Existem outras diferenças entre as 2 soluções, mas em geral estas são as principais características .

 

Verificando as características de ambas as ferramentas qual é a melhor solução?

Isto depende muito do seu uso e perfil.

Se vocẽ precisa que o acesso seja rápido, que os dados estejam em local seguro e que você possa atribuir políticas de grupo a solução é o Samba.

Já se você precisa de acesso em qualquer lugar, em qualquer dia e horário e de qualquer equipamento a solução é a Cloud.

Posso usar as 2 soluções?
Sim  você pode ter um sistema local como o samba com todas as funcionalidades e ainda ter parte dos dados na nuvem usando o cloud , seja como backup seja como necessidade de acesso remoto.

Mas eu ouvi falar do terminal server? preciso dele? e para que serve?
O terminal server é uma solução da Microsoft que permite o acesso remoto ao servidor de arquivos de uma forma simples e rápida, já que neste acesso o que passa pela Internet é somente a tela e teclado. Esta solução só funciona com o Windows Server e tem custo de acesso por usuário. Um problema desta solução é a segurança, já que é uma solução muito visada por cracker e scripts kids.

Tem como deixar mais seguro? Sim usando um firewall e VPN para acesso  ao terminal server, mas isto é outra história a ser contada depois..80)

Com relação ao samba o que eu posso fazer com ele?
Bem o Samba tem algumas características interessante que permite aos desktop com windows “envergarem” o samba como se fossa um Windows Server. Algumas facilidades dele em termos de configuração são: ( Note que eu não vou explorar todas as possibilidades, apenas as mais comuns).

Servidor de Arquivos:
Ele pode ser configurado para disponibilizar pastas e arquivos na rede sem a necessidade de login ou senha para acesso. É como se tivéssemos uma pasta púbilca onde todos podem ler e escrever. Neste caso não existe autenticação nem autorização.

Domain Member:
Ele pode ser um servidor de arquivos do domínio AD. Toda autenticacão e autorização é pelo Controlador de domínio e o samba age como se fosse um servidor  de arquivos, só que agora para acessar qualquer arquivo ou pasta é necessário a autenticação e autorização que é dada por um outro servidor ( controlador de Domínio AD, mais conhecido como AD).

Controlador de Domínio AD
Como controlador de domínio o Samba fica encarregado de ser o controlador ou seja todos usuário, grupos e GPO são cadastrador neste servidor.

Ele também pode atuar como controlador de Domínio +  Domain Member/Servidor de arquivos, mas se recomenda que se tenha um controlador de domínio em separado do servidor de arquivos. Para redes pequenas podemos colocar as 2 funções em um único servidor.